7 maneiras simples para manter distância da gripe
  • Tome a dose anual da vacina

Por receio ou achar que não faz o efeito desejado, muita gente deixa de tomar a dose anual da vacina. Mas os especialistas garantem que esse é o primeiro passo para ficar protegido dos principais vírus que circulam pelo país. “A vacina é fundamental para a prevenção das formas mais graves de gripe para os grupos de maior risco de complicações”, afirma o otorrinolaringologista do Hospital São Francisco de Mogi Guaçu, Thiago Zago. Segundo a médica infectologista do residencial sênior Terça da Serra, Priscila de Marco da Silveira Frazão, a vacinação da gripe é extremamente importante, especialmente em grupos suscetíveis (crianças até cinco anos, idosos, gestantes e pacientes com doenças crônicas, como asma, cardiopatias, hepatopatias entre outras doenças). “É muito importante vacinar anualmente, porque as vacinas são modificadas de acordo com o vírus que está em circulação”, observa a médica.

  • Lave as mãos com frequência

“Os vírus causadores de gripes e resfriados se disseminam através do contato pessoal e por gotículas no ar. Dessa forma, evitar ambientes aglomerados e fechados, e lavar as mãos com frequência ou usar álcool em gel são medidas efetivas para diminuir a transmissão das doenças respiratórias”, explica Thiago Zago.

  • Mantenha o sistema imunológico fortalecido

Para o otorrinolaringologista Thiago Zago, alimentação balanceada e saudável, e hidratação são medidas importantíssimas para manter o sistema imune fortalecido. A infectologista Priscila Frazão acrescenta: Hábitos saudáveis de vida como alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e boa noite de sono são importantes”.

  • Pratique exercício físico regularmente

“A atividade física, desde que seja feita adequadamente e sob supervisão profissional, é fundamental para a manutenção do bem-estar e da saúde, evitando infecções, como a gripe e muitas outras”, informa Thiago Zago.

  • Ingira líquidos

“Para o bom funcionamento do nosso corpo e equilíbrio do nosso metabolismo é importantíssimo ingerir líquidos, de preferência água e sucos naturais. Em geral, 2 litros de líquidos no dia são suficientes para um adulto manter o corpo em ordem”, recomenda Priscila Frazão.

  • Mantenha os ambientes e móveis limpos

“Todos os lugares de contato comum, como maçanetas, corrimãos, botões de elevadores e objetos de uso compartilhado devem ser higienizados de preferência com álcool em gel ou degermante”, aconselha Thiago Zago.

  • Evite compartilhar objetos de uso pessoal

“Como o nome já diz são de uso pessoal. Então, evitar compartilhamento é adequado para diminuir a transmissão de algumas doenças. Lembrando que a transmissão da gripe é por gotículas (falar, tossir…. saliva) que alcançam 1 metro ao saírem do nosso corpo. Por esta razão, evitar aglomerações e uso de álcool gel para higiene das mãos são fundamentais!”, finaliza Priscila Frazão.

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